Heidi e o Glaciar… ( a glacier 3000 experience)

Hoje conto a minha aventura do fim de semana. Viver em Genebra permite conhecer lugares incríveis, explorar as paisagens dos Alpes sem ter carro… E no fim de semana passado permitiu-me ver neve em Julho, na Europa. Estive num glaciar, a 3000 metros, e sim, sem precisar de um carro…

De Genebra apanhamos o comboio até Aigle onde trocamos para um comboio até aos Diablerets, onde apanhamos um autocarro até col du Pillon, onde fica o teleférico para o ‘Glacier 3000’ e a peakwalk, da Tissot.
Parece complicado mas para chegar a 3000 m de altitude acreditem, foi muito simples e rápido.

Aproveito para falar dos comboios Suíços, é fantástico na Suíça poder ir a quase todo o lado de comboio, a empresa principal é a SBB CFF FSS (as três siglas são respectivamente em alemão, francês e italiano, 3 das línguas que se falam no país). Os comboios são bem caros mas há várias opções e por vezes promoções. Quem vive na Suíça pode comprar um cartão que dá 50% de desconto durante um ano, ou se viaja muito comprar um cartão anual que permite andar em todos os transportes públicos da Suíça, opções bastante práticas.

Chegámos ao Col do Pillon e fomos de imediato para o teleférico. Sim, numas horas passamos dos 375 m de altitude de Genebra aos 3000. A viagem é rápida mas não exige esforço físico, não tivemos grandes dificuldades devido à mudança de altitude (não como no lago Titicaca onde tive dores de cabeça e o nariz a sangrar, mesmo com os dias de adaptação em Cusco).

Mas não foi só a altitude que mudou, depois de comermos e bebermos um chá lá em cima visitámos a famosa ponte da Tissot e decidimos fazer a Glacier Walk, uma caminhada sobre o glaciar, uma hora sobre a neve até ao Quille du Diable. Sim, sobre a neve, em Julho, na Europa, é possível… E eu que tinha trazido as botas de caminhada de Verão, tive sempre os pés molhados, que foi o mais difícil já que a caminhada é plana.

DSC02251DSC02255DSC02256DSC02261DSC02273DSC02278

Parecia um percurso plano e monótono, para quê ir até ao fim com frio e os pés molhados, mas chegando ao fim percebemos que valeu a pena fazer este percurso. No fim do caminho existe uma cabana onde podemos comer e beber, mas não é só isso, a vista para o vale de Deborence e para o Valais é soberba, tendo mostrar isto nas fotografias. Quem não quiser voltar sobre o gelo pode apanhar o ‘autocarro’, que custa 15 francos.

DSC02286DSC02306DSC02324DSC02328

A noite foi passada a 2500 m, na primeira paragem do teleférico de regresso, na cabana. Estas cabanas, refúgios para montanhistas têm uma longa história e existem um pouco por toda a Suíça. Hoje em dia têm mais condições que outrora é certo mas não pense que são um hotel de luxo, sobretudo a esta altitude, não há mais nada ali à volta.

A cabana dos Diablerets custou 80 francos por pessoa, incluindo jantar e pequeno almoço, excluindo bebidas e duche, que poderia ser pago à parte. Não há água potável…
É toda em madeira, à entrada tiram-se os sapatos e andamos com umas crocs o resto do tempo, trata-se de uma casa com 3 grandes quartos, dormitórios onde dormem todas as pessoas e uma sala e espaço de cozinha. Há o dormitório para as pessoas que vão sair cedo de manhã, imagino por volta das 4 e o das pessoas que vão acordar tarde ( fomos as últimas pessoas a sair e tomamos o pequeno almoço às 07h30 da manhã, como podem ver tarde e cedo têm significados diferentes aqui).

Da minha cama tinha uma vista soberba, de noite vi as estrelas e de madrugada acabei por acordar e ver o nascer do sol, não resisti, desci para ir ver o nascer do sol e os íbex, animais que estavam mesmo em frente à casa…

DSC02349DSC02351DSC02357DSC02376DSC02382DSC02384
DSC02344DSC02386
No dia seguinte descemos e decidimos caminhar até ao lago Retaud, uma caminhada na floresta Alpina até ao pequeno lago, onde a vista era idílica, no lago várias pessoas se divertiam com os seus barcos telecomandados, por esta zona fizemos algumas caminhadas, imersos num verdadeiro cenário de Heidi. O melhor é veres as fotos.


DSC02427DSC02429DSC02433DSC02434DSC02439DSC02449DSC02451


//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s